Sobre

Madonna é uma revista online dedicada à crítica de cinema, mantida de forma independente e com publicação em fluxo contínuo. Sua criação aconteceu de maneira discreta e gradual, a partir de um desejo que foi se alastrando contagiosamente entre redatores e colaboradores ao longo de 2022. A primeira edição foi lançada ao mundo no primeiro dia de dezembro desse mesmo ano. Seguiram-se a ela uma segunda edição em setembro de 2023 e uma terceira em junho de 2025. Nos interessam o cinema (de hoje e de sempre), a crítica e os sobressaltos de loucura e lucidez que se movimentam à sua sombra. Revista editada em Curitiba/PR.

Corpo editorial:

Victor Cardozo Barbosa. Crítico, tradutor e pesquisador de cinema. Nascido em Aracaju, onde vive e trabalha. Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa atualmente a intercessão entre o campo melodramático e e teoria mimética no cinema.

Leodoro Camilo Fernandes. Nascido em Santa Catarina, estado mais conhecido por suas indústrias e praias e produções de cerveja e
vinho e tainha, tornou-se adulto em Curitiba (para o bem ou para o mal), onde estudou Cinema e Vídeo na UNESPAR. Realizou uma porção de filmes-ensaio e ficções até que percebeu que já há (e continuará havendo) muitos filmes no mundo – os outros que os façam, eu vou é falar deles. Empreendeu seus estudos de crítica na escola da leitura e da conversa dos filmes: a cinefilia, sozinho também mas sobretudo acompanhado (e alimentado) por seus amigos – o amor pelos filmes, o amor por tudo que é bom na vida. Traduziu uma série de textos críticos para o blog Vestido sem costura; escreve para a revista Madonna.


Luiz Fernando Coutinho. Crítico, tradutor e pesquisador de cinema. Colaborador recorrente da Revista Limite.

Miguel Haoni. É pesquisador, crítico, tradutor e desenvolve um doutorado em Estudos Cinematográficos na Universidade Paris 8 (Vincennes-Saint-Denis). É co-editor da Revista Madonna e do blog Vestido sem costura.

Letícia Weber Jarek. Crítica, tradutora e pesquisadora de cinema. É mestre e doutoranda em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Sorbonne Nouvelle, com cotutela na UNICAMP. Membra fundadora do blog Vestido sem costura. Entre 2014 e 2018, atuou como programadora e mediadora do Cineclube do Coletivo Atalante, sediado na Cinemateca de Curitiba. Publicou artigos em catálogos da Cinemateca do MAM, no livro Cinemas de horror e nas revistas HatariO Mosaico e Critikat.

Roberta Pedrosa (2022). Roberta Pedrosa é artista e pesquisadora, vive e trabalha em São Paulo. Sua prática artística é voltada para o cinema e a pintura. É mestre em História, Crítica e Teoria da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e curadora de curta-metragens do Festival Ecrã (2025). Escreve sobre arte e cinema, tendo contribuído com publicações como Revista Limite (Brasil), El Cine Probablemente (México), Photogénie (Bélgica).


Colaboradores: Victor Cardozo, André Capriotti Schaefer, Leodoro Camilo Fernandes, Felipe Cruz, Luiz Fernando Coutinho, Evandro Scorsin, Emanuela Siqueira, Juliana Gusman, Miguel Haoni, Letícia Weber Jarek, Amanda Lana, Gabriel Linhares Falcão, Natália Marchiori, Rafaela F. Marques, Paula Mermelstein, Fernando de Mendonça, Larissa Muniz, Tainah Negreiros Souza, Roberta Pedrosa, Raffaella Rosset, Renan Eduardo, Catalina Sofia e Ezequiel Silva.

Projeto gráfico e diagramação: Pedro Alencar (2022 e 2023) e Brenda Valois (2025).